quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reciclando latas (Porta prendedor de roupas) Passo-a-passo

Olá gente bonita que gosta de cuidar do planeta!!!
Hoje venho com uma proposta bem interessante de reciclagem de latas (tipo aquelas de Neston sabem?) que fica linnndaaaaa!!!
Você cuida do planeta, deixa sua casa bonita e charmosa, além de poder se tornar um lindo presente!!!

Olha como fica :

Essa Gatinha descabelada é a minha sobrinha Mariana que adoooraaaaa me "ajudar'!!!rsrsr... Minha garota propaganda!!!

Vamos lá ao passo-a-passo

Materiais:

*1 Lata média ou grande
*Primer para metais
*Pincéis de cerdas sintéticas
*Rolinho de espuma
*Tintas P.V.A. nas cores Marfim e Verde Água
*Papel para decoupage (eu usei o da Litoarte)
*Tesoura (Usada para recortar os motivos)
*Verniz Fixador Brilhante em spray
*Arame, alicate e mangueirinha tipo de aquário (para fazer a alça da lata)
*Água e recipientes para a limpeza dos pincéis e rolinho
*Travessa com água para a submersão dos motivos
*Cola para Decoupage
*Papel toalha ou tecido macio

Passo-a-passo

Limpe a lata removendo o rótulo e os resíduos de cola e passe álcool para retirar qualquer resíduo


Faça dois furos na "boca da lata" um paralelo ao outro, onde será colocado o arame para fazer a alça (Fiz os meus com alicate de bico fino).


Aplicar três demãos de primer aguardando a secagem entre uma aplicação e outra (para ficar com um efeito mais homogêneo, aplique em pinceladas largas e bem esticadas na horizontal, acompanhando a forma da lata).


Após a secagem aplicar mais três demãos de tinta P.V.A na cor marfim aguardando a secagem entre uma demão e outra (essa secagem poderá ser acelerada com um secador ou soprador térmico), após esse processo aplicar mais uma demão de tinta utilizando o rolinho de espuma para deixar um efeito de textura e "mascarar" as marcas das cerdas dos pincéis.


Após a secagem completa, misturar um "tiquinho" de tinta P.V.A verde água em um pouquinho de água e espirrar na peça toda usando um pincel ou escova de dentes velha (fazendo o efeito de chuva americana). Aguardar a secagem.


Selecionar os motivos a serem aplicados e recortá-los bem rente ao desenho.


Mergulhar  os desenhos em água e aguardar uns 10 segundos, esse processo é muito importante, pois faz com que o papel absorva um pouco de água e deixe suas fibras mais flexíveis na hora de aplicar os desenhos na peça, principalmente no caso da lata que possui aqueles "gomos" na horizontal, fica mais fácil de modelar os desenhos sobre a superfície para que fiquem bem colados.


Retire os desenhos da água com cuidado para não rasgar, e com papel toalha ou um pano macio passar delicadamente sobre os mesmos para remover o excesso de água, após esse processo aplicar a cola (sem exageros) com um pincel no verso dos desenhos.


Aplicar os desenhos na superfície da peça montando o layout já planejado, e passar um pincel de cerdas macias, limpas e secas para ajudar a fixar as figuras. Depois fazer os detalhes, como o cordão do varal e os "rastros "das borboletas com caneta permanente preta.
Aguardar a secagem total e aplicar duas camadas de verniz spray brilhante para dar o acabamento.

Em relação a alça, não fiz a minha, porque achei que tinha o arame guardado, mas quando fui ver não tinha...=( , mas é bem simples, é só passar uma ponta do arame no orifício pelo lado de fora e com um alicate entortar a ponta formando um "anzol" dentro da lata, depois é só colocar a mangueirinha e fazer o mesmo processo na outra ponta. E é só isso!!!

Você fica com uma peça linda, charmosa e feita por você, e a natureza agradece!!!






Já pensou você presentear uma amiga no chá de cozinha com essa lata embrulhada em celofane transparente com um laço de ráfia bem espalhafatoso?! Ai que Tudoooo!!! Com certeza ela irá preferir esse aos porta prendedores de plástico que todo mundo tem igual, quebra fácil, e logo vai pro lixo gerar mais resíduos nocivos para o meio ambiente!!!

E você ainda pode inovar e fazer outras coisas usando essa mesma técnica, como vasos, porta pincéis, etc...

Experimente essa idéia, você vai adorar e a natureza irá te agradecer!!! 

Beijinhusss e até o próximo post!!! =*













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.