sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Porta revistas de cara nova!!!(Técnica de pátina provençal)

 Olá gente boa que gosta de mudar!!!

Isso mesmo, mudar!!!! E mudar pra melhor!!!
Hoje o nosso passo-a-passo ensina uma técnica rápida, fácil e que tem um charme especial...uma carinha de coisa antiga...um pouco praiana...rsrsr...
Vamos mudar a carinha desse porta revistas que já estava triste, velhinho, sem graça, sem estilo...





O que vamos fazer?!  Pátina Provençal!!! E pra dar um charminho mais praiano...faremos uma aplicação de ráfia na "alça"...
Então vamos lá!!!

Materiais :

- Peça de madeira (no meu caso, o porta-revistas)
- Aquabetume
- Tinta base para artesanato branca
- Lixa
- Pincel chato e largo de cerdas sintéticas
- Rolinho de espuma
- Vela
- Lixa (220)
- Recipiente (para diluir o betume)
-Pistola de cola quente
- Ráfia
-Recipiente, água e tecido para limpeza dos pincéis e rolinho

Vamos começar?!

Passo-a-passo :

Dilua o aquabetume em um recipiente com água e misture bem (no olhômetro tá pessoal?! +/- uma parte de água para duas partes de aquabetume...) e aplique por toda a peça (reparem que eu passei o aquabetuma diluído em água direto na peça, sem impermeabilizar antes, pois assim a solução já vai sendo absorvido pela madeira e já vai fazendo esse serviço!!!)...Aplique duas demãos e deixe secar. Esse processo já mudaria bem a cara dessa peça... Se fosse aplicado uma pintura estilo BAUER e depois lustrado com uma cera, já ficaria lindíssimo!!!Com aquela carinha de sítio da vovó!!! (Mas essa é só mais uma opção!!!).



Após secar passe a vela esfregando nas quinas e dobras da peça e esfregue-a também um pouco sobre algumas partes da superfície da peça principalmente nas áreas em que os veios da madeira aparecem.




Após, aplique a tinta branca em pinceladas bem esticadas e usando "pouca" tinta...Após secar essa primeira demão você irá notar uma certa "transparência" nessa camada de tinta, mas é pra ficar assim mesmo!!! Aguarde a secagem (ou acelere com um secador ou soprador térmico). Agora com o rolinho de espuma aplique mais uma demão de tinta e deixe-a fininha espalhando bem.



Depois de tudo bem sequinho, pegue a lixa e vá passando sobre TODA a peça, atente-se em caprichar nas quinas, para que o efeito de "gasto" apareça bem, repare que no lugar onde passamos a vela(parafina) a tinta não consegue "grudar" na madeira, saindo com bastatnte facilidade, é só passa-la com um pouquinho mais de pressão que os detalhes escuros vão aparecendo. *Dica: para ficar mais fácil manipular a lixa, você pode corta-la em quadrados menores, facilita na hora de segurá-la.



Após esse passo é só passar um tecido macio, para retirar o excesso de pó produzido, e já está pronta a técnica da pátina provençal!!!

Mas como eu quis deixar com uma carinha de praia, coloquei a ráfia na alça, o que é bem simples também!!!
Com a pistola de cola quente deposite um pouquinho de cola na parte inferior de uma das extremidades da alça e prenda a ponta da ráfia, vá enrolando-a na alça e colocando "pontinhos" de cola  na parte inferior para que não descole e prossiga fazendo esse processo e apertando a ráfia e enrolando-a até que chegue na outra extremidade da alça, corte as sobras de ráfia e certifique-se de que as extremidades estejam bem coladas.




E pronto!!!


Esse porta revistas agora é parte da decoração do apartamento da Su.

Fácil, rápido, econômico e você ainda reaproveita algo que estaria encostado pegando pó ou iria para o lixo e deixa sua casa charmosa e com cara de LUXO!!!
Reaproveite essa idéia em outros objetos que você já tenha enjoado ou não goste mais!!!Vale muito a pena!!! 
Esse vaso estava no lixo e foi recuperado!!!Ele é feito de cerâmica mas o processo é o mesmo!!!


 Eu e a Natureza agradecemos!!!

Beijos e até a próxima!!!   =*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.